Empresas brasileiras já possuem solução em AI para diagnóstico de imagem

Imagem: Saúde Business


Pioneira no país no uso de Inteligência Artificial para os segmentos de crédito e seguros, a Neurotech está ingressando na área de saúde. A empresa fechou parceria com a PickCells, startup também criada no Porto Digital, que utiliza inteligência artificial para a detecção automática de padrões em medicina diagnóstica. As duas atuarão na área de diagnóstico de imagem. “A solução proporciona um ganho significativo de rapidez e assertividade na produção de laudos médicos em exames de imagem”, afirma Adrian Arnaud, sócio da Neurotech.

Com a parceria, as empresas passarão a oferecer um sistema que analisa automaticamente imagens produzidas por Raio X, ressonâncias magnéticas e tomografias para identificar, em segundos, fissuras em ossos ou elementos característicos de patologias. Hoje, a atividade é realizada por médicos patologistas e radiologistas, que procuram visualmente por esses padrões. “Em parasitologia, por exemplo, alcançamos 94% de precisão, enquanto que um técnico bem treinado alcança, em média, uma assertividade de 79%”, diz Paulo Melo, cofundador da PickCells.

Arnaud afirma que, por conta do uso da tecnologia, as empresas poderão atender laboratórios e hospitais de todo o país. “A imagens são enviadas eletronicamente. Há uma grande demanda por esses serviços, seja por conta do elevado volume de exames a serem realizados seja pela falta da infraestrutura necessária para a realização de laudos médicos a partir da análise de imagens”, diz.

A principal vantagem oferecida pela solução, porém, é a assertividade e o ganho de produtividade. Por meio da inteligência artificial, padrões característicos são identificados imediatamente. “A solução fica em nuvem, onde o algoritmo identifica, na imagem, onde está, qual é o problema e a qual patologia ele está ligado. Com essa informação, há uma redução significativa de custos e ganho de rapidez. Laudos que demandam dias para ficarem prontos estarão disponíveis em segundos. Além disso, muitos hospitais sequer possuem radiologistas ou patologistas e acabam contratando terceirizados para ofertarem os laudos dos exames”, diz Melo.

As duas empresas surgiram no Porto Digital. Fundada em 2000, a Neurotech foi a primeira empresa brasileira a utilizar Inteligência Artificial para oferecer soluções ao mercado de crédito e seguros. Tem registrado um crescimento anual de 30%, o que lhe valeu a 67ª posição na edição 2017 do ranking “As PMEs que Mais Crescem no Brasil”, elaborado pela Deloitte para a revista Exame.

A PickCells foi fundada em 2014. Além de diagnóstico de imagem, atua com exames laboratoriais. Ainda em fase de INCUBAÇÃO, já recebeu aportes do Laboratório SABIN e do Banco Interamericano de Desenvolvimento Social, para o desenvolvimento de uma solução de AI voltada para a produção de automação em exames de microscopia, além de doenças negligenciadas. “Leishmaniose, esquistossomose e tuberculose são exemplos de doenças pouco trabalhadas. A ideia é oferecer não só para laboratórios análises clínicas e patológicas, mas que essas soluções cheguem, num segundo momento, ao público final, para que as pessoas possam fazer esses exames de forma rápida e barata”, diz.

SAÚDE BUSINESS

Entradas más populares de este blog