Por que os brinquedos, não os touchscreens, são melhores presentes para as crianças

Como os brinquedos tradicionais, como blocos de construção, bonecos e bonecos de ação, ajudam as crianças a se desenvolver de maneiras que os videogames não podem.
Compartilhar no PinterestOs brinquedos tradicionais ajudam a estimular o desenvolvimento emocional, mental e criativo positivo nas crianças. Getty Images

É aquela época do ano de novo, quando os pais estão se esforçando para receber os presentes mais quentes de seus filhos.

Este ano, Fingerlings, Hatchimals e Let's Dance Elmo estão no topo dessa lista(Em inglês) .

Mas acontece que os presentes mais quentes do ano podem não ser os melhores presentes para o desenvolvimento do seu filho.

Em 3 de dezembro, a Academia Americana de Pediatria (AAP) enviou um comunicado à imprensa antes de um relatório clínico que será publicado na edição de janeiro de 201 da revista Pediatrics.

O lançamento intitulado "Ignorar as telas piscantes: os melhores brinquedos voltar ao básico" implora os pais a pensar sobre o tipo de brinquedos que eles dão aos seus filhos nesta temporada de férias, e durante todo o ano.

De acordo com a pesquisa, brinquedos simples e tradicionais são melhores do que os brinquedos eletrônicos chamativos que muitas crianças têm em suas listas de desejos.

Isso significa que os blocos são melhores que os iPads. Livros são melhores que jogos de computador. E os quebra-cabeças vencem o LeapPad.

A pesquisa

A pediatra Dr. Aleeya Healey, uma das principais autoras do relatório, disse à Healthline que a motivação para divulgar este relatório foi ajudar os pais a alcançarem bem-estar físico, mental e social para todos os bebês, crianças e jovens.

“Brinquedos e brincadeiras são as ferramentas nesse esforço, então eu acho que foi importante para a PAA ajudar a orientar os pais e cuidadores na escolha de brinquedos na primeira infância que tenham evidências de pesquisas de apoio ao desenvolvimento infantil”, disse ela.

A pesquisa envolvendo brinquedos e desenvolvimento nos últimos 30 anos foi extensa.

Um estudo publicado no Infant Behavior Development, em fevereiro de 2018, descobriu que fornecer às crianças menos brinquedos produzia jogos de maior qualidade, concluindo que menos brinquedos poderiam resultar em mais foco e criatividade.

Um estudo de fevereiro de 2016 no JAMA Pediatrics descobriu que brinquedos tradicionais como quebra-cabeças, classificadores de formas e blocos ajudaram a promover o desenvolvimento de linguagem para crianças melhor do que os brinquedos eletrônicos.

A autora do estudo, Anna Sosa, PhD, até expandiu essa pesquisa no podcast Academic Minute.

Segundo a pesquisa, menos é mais quando se trata de brinquedos.

O que os pais deveriam comprar

Healey adverte os pais para não serem seduzidos pelas mais recentes e melhores tecnologias quando se trata de brinquedos.

“Os brinquedos tradicionais tendem a ter menos de um fundo eletrônico / digital ou baseado em mídia que pode prejudicar a promoção do uso da criatividade e imaginação de uma criança”, disse ela.

Além disso, ela explicou que a falta dos chamados "sinos e assobios" associados a brinquedos mais tradicionais parece estimular melhor a interação com um cuidador, seja como companheiro ou instrutor.

Então, de que tipo de brinquedos tradicionais estamos falando? Healey diz que as melhores escolhas são brinquedos simples como:

Blocos
papel
giz de cera
pintura
bonecos
figuras de ação
bolas
livros

Os pais devem procurar por “brinquedos que fomentem a interação com o cuidador”, explicou ela. “Jogos de tabuleiro simples e jogos de cartas são uma ótima ferramenta para trabalhar no desenvolvimento de tomada de turnos e auto-regulação de uma forma divertida.”

No entanto, ela também reconheceu que todas as crianças são diferentes e é importante manter os gostos e interesses individuais da criança em mente.

De uma perspectiva psicológica

A psicóloga licenciada Elaine Ducharme, PhD, está feliz que a AAP escolheu agora divulgar esta informação.

"Nós provavelmente deveríamos estar falando sobre isso todos os anos nos feriados", ela disse à Healthline. “A temporada de férias tornou-se tão louca, tudo sobre brinquedos e compras e pais tentando superar um ao outro. Então este é provavelmente um bom lembrete nesta época do ano ”.

Ao falar sobre brinquedos tradicionais versus eletrônicos, ela mencionou que até mesmo os brinquedos tradicionais começaram a tirar a criatividade da brincadeira, usando o Legos como exemplo. “Costumava ser que as crianças recebiam uma caixa de Legos e passavam horas construindo o que quer que suas mentes pudessem inventar. Agora, eles recebem uma caixa com o número exato de peças e instruções específicas para construir algo que alguém pensou.
 ”Compartilhar no PinterestBrincar com brinquedos tradicionais também incentiva uma melhor interação com os outros e cria as bases para fortalecer as habilidades sociais futuras. Getty Images

A necessidade de criatividade

Ducharme falou sobre a importância de permitir que as crianças explorem e brinquem de forma criativa, e quão importante é a construção de habilidades sociais durante o recreio.

“Quando as crianças brincam com brinquedos comuns, ao contrário da eletrônica, é mais fácil para o adulto interagir também. Eles aprendem a compartilhar e ler a linguagem corporal e cooperar - coisas que simplesmente não podem ser realizadas com telas e videogames ”, disse ela.

Quando perguntados sobre os benefícios educacionais que muitos pais alegam que esses brinquedos eletrônicos proporcionam, Ducharme acrescentou: “Se você disser que seu filho está aprendendo a ler com este jogo e eles só recebem 20 minutos enquanto aprendem a ler as letras que iluminam, isso não é tudo mau. É mais sobre equilíbrio.

Sua preocupação é sobre o que acontece quando esse equilíbrio é perdido.

“Não queremos que as crianças percam essas habilidades interpessoais ou sociais. Para ser honesto, acho que uma das coisas que vemos com muitos dos eletrônicos para crianças mais velhas é que isso leva a muita tensão e ansiedade ”, disse ela.

A perda de habilidades interpessoais

Ducharme falou sobre como é comum ver grupos de crianças saindo juntos, mas sem se envolverem uns com os outros. Eles estão ocupados demais olhando suas telas ou atualizando suas contas no Instagram.

“Eu até vejo alguns pais pensando que, porque alguns desses jogos permitem que as crianças conversem entre si durante o jogo, a interação social está acontecendo. Mas eles não percebem que é um tipo muito diferente de interação social do que fazer contato visual e aprender a compartilhar ”, disse ela.

É aí que ela vê o valor dos brinquedos tradicionais, ajudando as crianças a aprender a estar presentes e a aprender umas com as outras.

Há algum bem para brinquedos eletrônicos

Ainda assim, nem Healey nem Ducharme queriam dar a impressão de que os brinquedos eletrônicos são todos ruins.

"É interessante, porque se olharmos para a eletrônica e dissermos que eles são todos ruins, estamos realmente bagunçando as coisas." Ducharme explicou. "Pense em" Vila Sésamo ". Quantas crianças aprenderam as cartas da Vila Sésamo e se divertiram fazendo isso?

Ela também apontou para pesquisa sobre como os jogos de computador podem realmente melhorar os resultados de matemática.

Healey acrescentou: “Em nossa revisão da literatura existente, a tendência comum nos brinquedos que tiveram o impacto mais ótimo no desenvolvimento foi o acompanhamento do cuidador em brincadeiras. Assim, suporia que o mesmo efeito acontece quando os cuidadores acompanham o brincar com brinquedos eletrônicos ”.

No entanto, ela ressaltou que os brinquedos tradicionais ainda permitem mais espaço para criatividade e imaginação.

Mas o equilíbrio ainda é fundamental

“Os brinquedos destinam-se a ajudar as crianças a aprender sobre o mundo”, acrescentou Ducharme. “É sobre ser curioso. É sobre aprender. E quando você coloca uma criança na frente de um eletrônico, você não precisa ser criativo. Você não precisa dar tempo a eles.

O resultado, ela explicou, é que as crianças perdem essas habilidades interpessoais muito importantes. “Eu continuo voltando para isso. Estamos vendo muito mais transtornos de ansiedade. Os campi universitários não conseguem acompanhar a ansiedade e a depressão. As crianças não estão aprendendo a administrar sua ansiedade. Eles não estão aprendendo como lidar e se acalmar. ”

Essa é a área em que ela vê brinquedos simples sendo de grande valor para o desenvolvimento infantil.

“Os brinquedos tradicionais podem ser uma ótima maneira de as crianças descobrirem e aprenderem essas habilidades, em vez de um jogo eletrônico que vai descobrir isso para elas”.

A linha de fundo

Um ou dois brinquedos eletrônicos na sua lista de Natal não é uma coisa ruim. Mas equilibrar esses presentes com alguns brinquedos tradicionais sob a árvore também ajudará a incentivar o desenvolvimento emocional, mental e criativo positivo.

Além disso, aproveitar o tempo para brincar com seus filhos muito depois do fim das férias pode ajudá-los a melhorar as habilidades interpessoais e estabelecer uma base sólida para o desenvolvimento social deles também.

HEALTH LINE
Edição local: Willen Moura

Entradas más populares de este blog