A ressonância magnética é melhor do que a angiografia para diagnosticar, tratar certos ataques cardíacos?


Resultado de imagem para ressonancia magnetica coração
Telemedicina Morsch
A ressonância magnética cardíaca pode avaliar melhor e tratar pacientes que sofreram um tipo de ataque cardíaco causado por uma artéria extremamente estreita em comparação com a angiografia padrão, relataram autores de um estudo de maio publicado na Circulation .

No geral, o uso de ressonância magnética levou a um novo diagnóstico envolvendo uma artéria danificada em 30% dos pacientes, e um diagnóstico não relacionado à artéria em outros 15%, relatou John Heitner, MD, diretor de imagem não invasiva no Hospital Metodista New York-Presbyterian Brooklyn. e colegas.

Heitner et al. explicou que pode ser difícil para os médicos identificar a artéria danificada responsável por um infarto do miocárdio sem supradesnivelamento do segmento ST (IAMSSST). Tipicamente, a primeira escolha é a angiografia coronária, com a RM apenas considerada depois e se os resultados permanecerem incertos.

"Nós procuramos saber se uma ressonância magnética realizada em primeiro lugar poderia melhorar a capacidade dos médicos para identificar a artéria afetada", disse Heitner em uma declaração preparada . “Muitos pacientes com IAMSSST apresentam doenças em vários vasos sangüíneos ou não apresentam nenhum bloqueio significativo que dificulte a identificação da artéria correta que causou o infarto. Suspeitamos que a capacidade da RM de visualizar diretamente o músculo cardíaco afetado pudesse melhorar a precisão, e nossa pesquisa sugere que seja o caso ".

Cento e quatorze pacientes foram incluídos no estudo, todos apresentaram seu primeiro ataque cardíaco em um dos três centros. Todos passaram por uma ressonância magnética e angiografia subsequente; As imagens foram revisadas de forma independente e cega para localizar a artéria obstruída responsável pelo ataque cardíaco.

Os leitores não conseguiram identificar a artéria bloqueada usando angiografia em 37% dos pacientes. Desse grupo, a RM localizou com sucesso a artéria em 60% dos pacientes ou levou a um novo diagnóstico de doença arterial não coronariana em 19%.

Entre os casos em que a angiografia encontrou com sucesso a artéria bloqueada, a RM encontrou uma segunda artéria em 14% e um diagnóstico não relacionado à DAC em outros 13%.

"Este estudo sugere que o uso de uma ressonância magnética deve ser a prática padrão no diagnóstico e tratamento de pacientes com IAMSSST", disse Heitner. "Queremos ter certeza de que estamos tratando a artéria que causou o ataque cardíaco, pois isso provavelmente levará a melhores resultados a longo prazo para o paciente".

Editado e traduzido por Willen Benigno de Oliveira Moura
Via: Health Imaging

Entradas más populares de este blog