• Como a meditação da realidade virtual pode ajudar a controlar a ansiedade

    Saúde e bem-estar nos tocam de forma diferente. Esta é a história de uma pessoa.


    Se você tivesse me dito há um ano que minha atividade favorita de relaxamento envolveria colocar um computador na minha cabeça para mergulhar em um mundo virtual, eu nunca teria acreditado em você.

    A realidade virtual (VR) pode ser uma tecnologia em ascensão, mas acontece que eu sou o oposto de um técnico.

    Na minha família, sou notório por meu argumento de que CDs e fitas VHS deveriam voltar. Meu marido é conhecido por fugir com meu telefone antigo apenas para instalar atualizações muito necessárias.

    Até cerca de um ano atrás, VR em qualquer forma mal estava no meu radar. Então, é um milagre que eu comecei com a meditação VR, e muito menos que eu a abracei como uma ferramenta útil para tratar o meu transtorno de ansiedade.

    Tudo começou quando recebi um fone de ouvido Oculus Go VR como um presente, com a recomendação eu experimento o aplicativo de meditação.

    Começando, eu tinha baixas expectativas. O campo visual confinado não me faria sentir claustrofóbico? Eu não ficaria tonto e enjoado? Se alguma coisa, parecia que a RV poderia aumentar minha ansiedade, não diminuí-la.

    Ainda assim, decidi dar um giro no dispositivo enquanto pudesse aguentar - o que imaginei seria cerca de 30 segundos.

    Começando com a meditação VR

    Escorregando no fone de ouvido e abrindo o aplicativo de meditação com a melodia da suave música de piano, fiquei surpreso ao encontrar a resposta de relaxamento do meu corpo chutando quase imediatamente.

    Quando me acomodei na minha escolha de ambiente (um banco com vista para o mar ao pôr do sol) e música (uma faixa ambiente flutuante chamada “refresh”), senti as preocupações do meu dia desaparecerem. Minha respiração diminuiu. Minha frequência cardíaca caiu para uma batida uniforme e constante.

    Sentei-me, respirei e tomei o ritmo das ondas por 40 minutos. Em uma palavra, eu realmente meditei - o que, em circunstâncias normais, é extremamente difícil para minha mente ansiosa.

    Quando eu finalmente removi o fone de ouvido para continuar com o meu dia, continuei a sentir os efeitos calmantes da minha experiência de meditação VR por horas.

    A partir de então, fui fisgado. Agora aguardo ansiosamente o tempo que passo todos os dias meditando em qualquer um dos inúmeros ambientes do aplicativo - de uma floresta invernal sob as luzes do norte a uma piscina na selva ladeada por cachoeiras.

    É como se eu pudesse acessar todo um mundo secreto de paz e tranquilidade, sob demanda. Eu usá-lo para relaxar depois de um longo dia ou se preparar para uma chamada de trabalho estressante. Eu levo isso de férias comigo. Tornou-se a linha vital da saúde mental que eu nunca soube que precisava.

    Benefícios da meditação para a ansiedade

    Eu não deveria me surpreender, é claro, que a meditação da realidade virtual ajudaria a moderar minha ansiedade. Os benefícios da meditação estão bem estabelecidos para muitas condições de saúde mental, especialmente o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) .

    Fonte Confiável de Pesquisa mostra que a meditação mindfulness reduz os sintomas de ansiedade, melhora a reatividade ao estresse e estimula os mecanismos de enfrentamento em pessoas com TAG.

    Um estudo descobriu que após uma única sessão de meditação de consciência plena, os participantes experimentaram “significativamente” menos ansiedade por dias depois.

    Para alguém como eu, que vive em um estado permanente de hiperexcitação mental, a meditação é uma intervenção sem custo, sem risco, que pode ter um impacto positivo importante.

    Por que a meditação VR em vez da meditação "regular"

    O problema com a ansiedade, é claro, é que minha mente se torna mais nervosa e pronta para sair do zen da meditação e entrar em um furacão de preocupações e afazeres. Por essa razão, a meditação silenciosa não assistida é, acredito, particularmente difícil para pessoas com ansiedade.

    A realidade virtual me ajuda a superar isso, envolvendo meus sentidos. Com uma paisagem deslumbrante diante de meus olhos e música em meus ouvidos, sou muito mais capaz de me centrar no momento do que quando tento limpar minha mente por vontade própria.

    A RV me dá algo para focar além dos pensamentos ansiosos ou intrusivos que constantemente competem pelo headspace.

    E “gentilmente trazer minha atenção de volta ao presente”, como os scripts de meditação gostam de dizer, não é tão difícil quando não consigo ver a desordem no meu quarto ou ouvir meus filhos discutindo na sala ao lado.

    Além de mergulhar em uma experiência sensorial, simplesmente ter um grande dispositivo físico no meu rosto é um impedimento para a distração. O ato de colocá-lo em diante define a expectativa em meu corpo e mente de que agora é hora de ficar calmo.

    Além disso, o fato de que é um dispositivo independente me mantém mais responsável, então eu realmente fico com uma sessão de meditação por toda a duração. Tenho menos probabilidade de verificar o tempo ou as notificações do meu Facebook enquanto uso o Oculus do que quando estou tentando meditar usando o YouTube ou um aplicativo no meu telefone.

    Pode parecer coxo, mas eu até prefiro a meditação da RV sobre a meditação na natureza. Quando tento aquietar minha mente em cenários naturais reais, percebo que minha ansiedade ainda atrapalha.

    Eu poderia sentar em um tronco de musgo em uma floresta serena e eu me preocuparia que um inseto se arrastasse e me picasse. Numa tranquila praia de areia, fico paranoica de que uma gaivota voe e tombe na minha cabeça.

    Então, por mais que eu adorasse contemplar pacificamente a beleza de um prado florido ou um riacho ondulante - já que o tempo gasto na natureza ajudou a reduzir o estresse - em meu estado atual de saúde mental, isso simplesmente não é provável.

    Cheguei a aceitar que obtive mais do que experimentar a sensação de configurações naturais da zona confortável, privada, sem bugs e sem gaivotas da minha própria cama.
    Última palavra

    Um dia eu adoraria poder diminuir o barulho na minha cabeça sem ajuda. Seria incrível conseguir “om” em silêncio no topo de uma montanha.

    Mas, por enquanto, vejo a realidade virtual como uma ferramenta que me ajuda a preencher a lacuna entre esse ideal e minha realidade. Algumas pessoas podem chamá-lo de “trapaça” na meditação. Eu simplesmente chamo de alívio.

    Edição Local: Willen Benigno de Moura
    Fonte(tradução): healthline 
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