Câmara destaca importância da saúde pública em entrega da Comenda Dr. Ruy Pereira

Foto: Verônica Macedo

Personalidades de destaque da saúde pública potiguar foram agraciadas com a Comenda Médico Sanitarista Dr. Ruy Pereira na noite da última quarta-feira, na Câmara Municipal de Natal. Em sessão solene, proposta pelo vereador Franklin Capistrano (PSB), parlamentares homenagearam profissionais que, assim como Dr. Ruy, trabalham ou trabalharam em nome de melhorias nas condições de vida e avanço do Sistema Único de Saúde (SUS).

A sessão acontece em alusão ao Dia do Médico, comemorado nacionalmente em 18 de outubro, e, de acordo com o vereador Franklin Capistrano, a comenda é uma das maiores honrarias concedidas pelo Legislativo natalense. Ele também lembra que Dr. Ruy representou bem os preceitos do SUS e sua universalidades. 

"É o resgate à memória desse grande sanitarista que foi Ruy Pereira. Ele, que foi um dos potiguares que participaram da criação do SUS e levou os preceitos do sistema para a vida, como a universalidade. Isso por que o SUS é um programa social comprometido com a vida da população, principalmente com os mais necessitados. Então hoje estamos homenageando pessoas que assim como Dr. Ruy são batalhadores em defesa da população", destacou o vereador. 

Fernando Lucena (PT), vereador e irmão de Dr. Ruy Pereira, pontuou a importância do profissional de saúde na vida da população. "Essa é uma homenagem justa aos médicos que dedicam a vida a cuidar da população. E Ruy destinou a vida à medicina, lutou muito pelo fortalecimento do SUS, para que as pessoas tivessem acesso à saúde pública e direito a atendimento digno. É isso que nós queremos, uma medicina popular, que tanto o rico quanto o pobre tenham acesso", explicou. 

Médicos e profissionais da saúde de diversas especialidades foram homenageados pelos vereadores da Casa devido aos relevantes serviços prestados a cidade do Natal. Ao todo, 9 vereadores entregaram 10 comendas. Um dos agraciados foi o médico infectologista Dr. Antônio Araújo, que atua na medicina norte-rio-grandense há 45 anos.

"Fico muito feliz de estar aqui recebendo essa honraria não só por ser a comenda Ruy Pereira, mas também pelo Dia do Médico, pois o trabalho da medicina é árduo, a missão é dura e quem já passou tanto tempo na profissão como eu tem que rever muita coisa, viver diariamente a medicina e se adaptar a tudo", disse. 

A vereadora Divaneide Basílio (PT) homenageou a Dra. Elenice Matos Moreira, nutricionista que atuou de 1995 a 2002 no posto de saúde de Felipe Camarão e de 2002 a 2019 no posto Novo Horizonte, no bairro das Quintas. "Minha homenageada também trabalha com terapia alternativa e é importante ter profissionais de saúde comprometidos com a comunidade fazendo a diferença", concluiu. 

Foram homenageados os profissionais Dr. Jair Maciel de Figueiredo; Dr. Antônio Araújo; o médico João Maria de Lucena Marinho (professor Joca); a Dra. Solange Matos Ferreira; Dr George Antunes de Oliveira, representado pela secretaria adjunta da SMS Natal Geonilve Almeida; Tazia de Melo Maciel, técnica de enfermagem; Dra Elenice Matos Moreira; Iris Alves da Cunha, gestora da Unidade de Saúde da Família; Dr Tarcísio Gurgel de Sousa, e Dra Vera Maria Martins de Castro. 

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Preto Aquino (Patriota), Nina Souza (PDT), Júlia Arruda (PDT) e Fúlvio Saulo (Solidariedade).

Por: Salvina Miranda | Editor Local Saúde: Willen Moura

Entradas más populares de este blog