Em prol dos idosos, campanha “Julho Branco” tem início na próxima terça-feira (3)



Em prol dos idosos, campanha "Julho Branco" tem início na próxima terça-feira (3)

Esclarecer a importância da experiência dos idosos e de sua participação no mundo atual, proporcionar a essas pessoas momentos de cultura, lazer, melhores condições de saúde e elevação da autoestima são pontos fundamentais da campanha "Julho Branco". De iniciativa do mandato da vereadora Professora Eleika, o Julho Branco foi instituído no calendário oficial de eventos do município de Natal, pela Lei Nº 6.713/2017, publicada no Diário Oficial do Município de Natal em 01 de setembro de 2017. Nesta primeira edição da campanha, as atividades serão realizadas entre os dias 03 e 06 de Julho.

Com diversas apresentações culturais, a abertura do Julho Branco será realizada na próxima terça-feira (3), a partir das 8h30, no Ginásio Arena do Morro, em Mãe Luiza. As presenças dos grupos Sal da Terra, da dança do Espaço Solidário e do Centro de Atividades e Lazer da Melhor Idade (CALMI), bem como o Coral deste último já estão confirmadas. Durante o evento, também será realizada a aferição de pressão arterial dos presentes, por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Já na quarta-feira (4), também no turno matutino, será realizada uma sessão de cinema exclusiva para os idosos residentes em cinco Instituições de Longa Permanência do município de Natal. Na quinta-feira (5), as palestras serão voltadas para profissionais, cuidadores e familiares de idosos. Com o tema "O olhar da enfermagem para a pessoa idosa" e "Atenção nutricional para cuidadores de pessoa idosa", o encontro acontece das 8h às 11h, no Centro Profissionalizante do RN (CEPRN), que fica localizado à avenida Rio Branco, 740, Cidade Alta.

Atividades de esporte e lazer encerrarão a campanha "Julho Branco" na sexta-feira (6). A partir das 8h, a Banda de Música da Polícia Militar irá recepcionar os presentes ao evento. Em seguida, haverá avaliação física, alongamento, circuito funcional, aula de dança e sorteio de brindes promovidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL). Além disso, também estará sendo realizado atendimento jurídico em parceria com a OAB/RN e cadastramento pela STTU para cartões de gratuidade e estacionamento.

Para Professora Eleika, um ponto fundamental é a conscientização dos indivíduos que integram outras faixas etárias da importância do idoso, alertando sobre como ele deve ser tratado e os motivos para este tratamento especial. "A população idosa no Brasil está crescendo muito e hoje representa uma parcela bastante significativa. Então, é preciso que se dê a devida importância a estes indivíduos e que os mais jovens aprendam a respeitá-los e valorizá-los, pois, quem sabe, eles também podem chegar lá", afirma a vereadora, acrescentando que a escolha pelo termo "Julho Branco" se deu ao relacionar o mês de comemoração ao Dia dos Avós – celebrado em 26 de julho – e ao fazer referência aos cabelos brancos próprios dos idosos.

Entradas más populares de este blog