• Fazer uma 'dieta diversificada' não é necessariamente o mais saudável, diz entidade americana

    American Heart Association afirma que conselho da diversidade na alimentação induz a ingestão de comidas não saudáveis. Especialistas devem especificar quais alimentos devem ser deixados de lado, como bebidas açucaradas. 


    A "dieta diversificada" aumenta o consumo de calorias e de alimentos não saudáveis, que deveriam ser evitados, como a batata frita, sugere estudo (Foto: Reginaldo de Araújo/ Divulgação )

    "Basta ter equilíbrio e comer de forma variada para ser saudável". Esse é um conselho comum que pode levar a resultados diferentes do esperado, como o ganho de peso, sugere a American Heart Association em estudo de revisão publicado no periódico "Circulation" nesta quinta-feira (9).

    A alimentação variada, segundo os autores da pesquisa, é uma recomendação difusa e não há evidências de que uma maior diversidade alimentar promova o peso saudável ou a alimentação ideal.

    Na verdade, a chamada diversidade leva à ingestão de alimentos que deveriam ser evitados -- como doces e carne vermelha -- o que contribui para uma maior ingestão de calorias.

    Profissionais de saúde deveriam especificar exatamente o que é essa variedade e quais alimentos deveriam ser deixados de lado, diz a pesquisa.

    A melhor recomendação, segundo a entidade, seria:

    Coma frutas, legumes e verduras;
    Prefira feijões e cereais integrais;
    Escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura;
    Opte por nozes, aves e peixes;
    Limite o consumo de carne vermelha;
    Evite doces e bebidas açucaradas.

    "Comer uma dieta mais diversificada pode estar associada a uma maior variedade de alimentos saudáveis, mas também de ​ não saudáveis", disse Marcia Oliveira Otto, epidemiologista e principal autora do estudo publicado na "Circulation".

    "Esse padrão alimentar [ da diversidade] pode levar ao aumento do consumo de alimentos e à obesidade."

    A ideia é que a variedade deve estar dentre os alimentos saudáveis, e não os não saudáveis, diz o estudo. Essa sutileza pode parecer simples, mas pode fazer diferença no peso, pontua a especialista.

    Por exemplo, uma variedade de alimentos que incluam batata fritas, cheeseburgers, mesmo quando ingeridos com moderação, não contribuem para a manutenção de um peso saudável, diz Marcia Otto.

    A variedade de alimentos, diz ela, também pode retardar a sensação de saciedade e aumentar a ingestão de calorias.

    G1 | SAÚDE
    Edição Diário: Willen Moura
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