12 inovações que revolucionarão o futuro da medicina

Resultado de imagem para inovação medicina

1 - ORIGAMI DE DNA ÚTIL

Os bioengenheiros fabricaram tetraedros em nanoescala, coelhos e muito mais, dobrando o DNA em origami. Eles entram na forma desejada em um algoritmo que determina como dobrar um longo… Leia Mais

Eu conto essa história para fazer um ponto. Harriett e eu nos deparamos com um feito da ciência biomédica - a análise genética de baixo custo e de mercado de massa - que antes era inimaginável e agora é comum. A convergência de tecnologias digitais e plataformas sociais possibilitou que aprendêssemos nossos genótipos e compartilhássemos o que descobrimos com o universo online.

Desde então, temos visto uma explosão de ganhos e inovações orientadas pela tecnologia que têm o potencial de reformular muitos aspectos da saúde e da medicina. Ao nosso redor, as tecnologias da inteligência artificial (IA) à genômica pessoal e à robótica avançam exponencialmente, dando forma ao futuro da medicina.

As inovações que descrevo aqui - muitas das quais ainda estão em estágios iniciais - são impressionantes por si mesmas. Mas eu também os aprecio por possibilitar a mudança do nosso tradicional cuidado de saúde compartimentalizado para um modelo de “saúde conectada”. Temos a oportunidade agora de conectar os pontos - ir além das instituições que prestam atendimento episódico e reativo, principalmente após o desenvolvimento da doença. , em uma era de cuidados contínuos e proativos projetados para superar as doenças. Pense nisso: sempre presente, com atenção analítica, em tempo real, atenção individualizada à nossa saúde e bem-estar. Não apenas para tratar doenças, mas, cada vez mais, para preveni-las.

PISCAR E HAVERÁ UM OLHO BIÔNICO

Resultado de imagem para olho bionico
Imagem: Gracianoconstantino
Construir um olho biônico tem muitos desafios, mas os pesquisadores podem ter apenas resolvido um deles : usando a tecnologia 3D, eles imprimiram uma série de receptores de luz em um objeto em forma de olho de vidro. As partículas de prata que eles usavam como “tinta” permaneceram, apesar da superfície curva, e os fotodiodos converteram luz em eletricidade com eficiência de 25%. Próximo passo: Mais receptores de luz e uma superfície mais macia para tornar o implante mais confortável

No antigo modelo de medicina, os dados de saúde dos pacientes eram coletados apenas intermitentemente, principalmente em consultas clínicas, e espalhados entre arquivos em papel e sistemas de registros médicos eletrônicos em silo. Hoje há uma opção muito melhor: tecnologia pessoal que pode monitorar continuamente os sinais vitais e registrar dados de saúde de forma abrangente.

UMA EXPLOSÃO DE DADOS DE SAÚDE

Quão rápido é o crescimento de dados relacionados à saúde? Um relatório da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford colocou desta forma: “O volume de dados de cuidados de saúde está crescendo a uma taxa astronômica: 153 exabytes (um exabyte = um bilhão de gigabytes) foram produzidos em 2013 e uma estimativa de 2.314 exabytes será produzido em 2020, traduzindo-se numa taxa global de aumento [de] pelo menos 48% ao ano. ”

Apenas uma década depois que o primeiro Fitbit lançou a revolução “wearables”, os dispositivos de rastreamento de saúde são onipresentes. A maioria é usada para medir e documentar atividades físicas. No futuro, essas tecnologias de sensoriamento serão fundamentais para a prevenção, diagnóstico e terapia de doenças. Eles medem a saúde de forma objetiva, detectam mudanças que podem indicar uma condição de desenvolvimento e transmitem os dados dos pacientes para seus médicos.

Tatuagens médicas eletrônicas flexíveis e sensores coletores podem fazer um eletrocardiograma, medir a frequência respiratória, verificar o nível de açúcar no sangue e transmitir resultados de forma contínua via Bluetooth. É o rastreamento de sinal vital móvel, mas em um nível encontrado apenas em uma unidade de terapia intensiva.

O artigo completo poderá ser lido diretamente em: National Geografic 

Entradas más populares de este blog