• Antibióticos diminuem a eficácia de anticoncepcionais

    Recomenda-se que, ao realizar o tratamento com antibióticos, outros métodos contraceptivos sejam utilizados

    Resultado de imagem para Antibióticos diminuem a eficácia de anticoncepcionais
    Imagem: Editora Sanar

    O primeiro boletim Pílula Farmacêutica desta semana fala sobre a diminuição da eficácia de anticoncepcionais pelos antibióticos e porque isso acontece.

    Os antibióticos, medicamentos usados para combater infecções, destroem a microbiota intestinal, mais conhecida por flora bacteriana, e ela é de suma importância para o anticoncepcional surtir os efeitos desejados.

    Algumas dessas bactérias que habitam o intestino são responsáveis pela reativação do estrogênio, hormônio cuja ação está relacionada com o controle da ovulação. Isso ocorre porque a pílula vai para o estômago e é absorvida pelo trato gastrointestinal; depois disso, cai na corrente sanguínea, indo para o fígado, órgão responsável pela metabolização do remédio.

    Assim, sem o trabalho das bactérias não há a produção da enzima que reativa o estrogênio, que acaba sendo eliminado do corpo e, dessa forma, a mulher pode ficar “desprotegida” e engravidar.

    Ao realizar o tratamento com antibióticos, recomenda-se que, mesmo tomando a pílula diariamente, deve-se usar um método anticoncepcional de barreira, como uso de preservativos, e continuar utilizando por pelo menos uma semana após a interrupção do remédio.

    Por Luciano Filho | JORNAL DA USP
  • Fale conosco

    Para entrar em contato com o Humaniza Mundo envie-nos e-mail para: humanizamundo@gmail.com ou clique ao lado para obter informações e suporte.