Comissão de Saúde visita Hemocentro do RN em busca de melhorias no atendimento

Foto: Fabio Cortez

Os deputados que integram a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizaram mais uma visita técnica em unidade de saúde do Estado em busca de melhorias no atendimento e de infraestrutura para a saúde pública dos Norte-rio-grandenses.

Na manhã desta terça-feira (21), o deputado Galeno Torquato (PSD) e a deputada Eudiane Macedo (PTC) estiveram no Hemocentro do RN Dalton Cunha, localizado na zona sul de Natal. Acompanhados do diretor-geral da unidade, Rodrigo Villar, os parlamentares conheceram as instalações físicas e os processos de hemoterapia e hematologia deste que é o Hemocentro Coordenador da Hemorrede Estadual, que conta com dois Hemocentros Regionais (Mossoró e Caicó), duas Unidades de Coletas (Currais Novos e Pau dos Ferros) e quatro Agências Transfusionais (Apodi, Parnamirim, Santa Cruz e Santo Antônio), completando a Hemorrede potiguar.

A Hemorrede potiguar tem uma média de 30% de doações da sua capacidade, estatística que é alterada positivamente em período de campanha, e vem perdendo doações após o fechamento do ponto de coleta fixa da zona Norte da capital e a desativação das unidades móveis de Natal e Mossoró.

Para Galeno Torquato, a necessidade de reverter os números de doações é urgente e precisa gerar condições para que as coletas sejam intensificadas. "Vamos em busca do apoio do Ministério da Saúde, acionando a bancada federal para viabilizar a aquisição de duas unidades móveis de coletas, adequações e modernizações da infraestrutura de T.I. e retomar as três reformas que estão paralisadas nas instalações do Hemocentro Coordenador", afirmou Galeno.

De acordo com a direção da unidade, a maior dificuldade é o acesso aos locais de coleta. "Quando levamos as unidades móveis até a população, as nossas doações crescem. Não precisa ter estrutura física em todos os municípios, mas precisamos de campanha que incentivem as doações", falou Rodrigo Villar.

A deputada Eudiane declarou que as visitas são importantes para conhecer a realidade e contribuir com as mudanças. "Com o relatório que recebemos, vamos estudar a destinação de recursos para melhorar a estrutura do Hemonorte em Natal e no interior, principalmente em relação à tecnologia da informação e às duas unidades móveis que infelizmente estão sem funcionar por falta de condições. Um serviço tão essencial e que salva vidas precisa funcionar bem", finalizou a deputada

Formada pelos deputados Galeno Torquato (presidente), Getúlio Rêgo (vice-presidente) e Eudiane Macedo (PTC), a Comissão de Saúde busca, através destas visitas, produzir um diagnóstico da atual situação dos equipamentos de saúde pública estadual.

Entradas más populares de este blog