Lâmina de barbear pode desencadear pelos encravados e falhas no couro cabeludo
Médico especialista em transplante capilar, adverte sobre os riscos de raspar a cabeça.
A lâmina de barbear é a principal escolha entre os homens na hora de raspar a cabeça. Porém, o que poucos sabem, é que existem alguns fatores que comprovam que o suo da gilette não é a melhor opção.
Como a cabeça é uma região delicada, o uso da lâmina pode desencadear pelos encravados e falhas no couro cabeludo. "Por ser tratar de uma pele muito sensível, é muito fácil machucá-la", explica Dr. Thiago Bianco, especialista em transplante capilar. "O uso da gilette pode ocasionar cortes, irritações ou até ressecamento", adverte.
Sem o cabelo, o couro cabeludo fica exposto ao sol o que aumenta o risco de câncer de pele. Na opinião do médico, ao ficar com a região sem proteção, o cuidado deve ser redobrado e diário. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável.
Já existem alguns hidratantes específicos para a pele da região, e a hidratação deve ser feita sempre.
O Dr. Thiago recomenda o uso da máquina de cortar cabelo ou até o próprio aparelho de barbear na hora de raspar o cabelo. "Essas máquinas conseguem um corte baixo e menos agressivo", comenta.
Se a lâmina ainda for a escolhida, segundo o especialista, o ideal é raspar após o banho. "O corte baixo do cabelo deve ser feito antes da raspagem, e na hora do procedimento sempre utilizar espuma ou gel. Bem como ter cautela com os movimentos realizados, que precisam ser suaves e a na hora de finalizar o processo é essencial a hidratação do local".
Dr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares - considerado um dos pioneiros a realizar a técnica de implante microfolicular guiado por vídeo. Dr. Thiago Bianco foi graduado em Medicina em 2006, e especializou-se em cirurgia geral e trauma, além de direcionar sua carreira para a área de implante capilar. Membro titular da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), atualmente realiza um trabalho pioneiro com as técnicas de FUT (Follicular Unit Transplant) e FUE (Follicular Unit Extraction) para o transplante capilar de barba e de sobrancelha. Site:https://www.thiagobianco.com.br.
Edição: Willen Moura | #Health #Saúde