“Uma tragédia absoluta”: mais de 300 coalas estão morrendo nos incêndios florestais da Austrália
Centenas de coalas perderam suas vidas nos atuais incêndios florestais que estão ocorrendo em seu habitat principal, a costa leste da Austrália.
A presidente do Hospital Port Macquarie Koala, Sue Ashton, disse esperar que os voluntários criadores de animais selvagens comecem a procurar sobreviventes na área do incêndio que se iniciou na quinta-feira (07/11), segundo a revista Time.
O incêndio começou com um raio em uma floresta no estado de Nova Gales do Sul, a 300 quilômetros ao norte de Sydney, e desde então dois mil hectares foram queimados. Dois terços dessa área eram habitats de coalas, disse Ashton.
Em conversa com o The Guardian, Sue Ashton disse que “a floresta ainda está queimando e os voluntários não poderão acessá-la até sábado. A partir de nossa análise de dados e, com base em uma taxa de mortalidade de 60%, provavelmente perderemos cerca de 350 coalas. É uma tragédia absoluta.”
“Esperamos que não seja tão ruim assim, mas por causa da intensidade do fogo e de como os coalas se comportam durante um incêndio, não têm muita esperança”, acrescentou.
Os coalas escalam árvores durante incêndios florestais e sobrevivem se a frente de incêndio passar rapidamente sob eles.
O coala já está listado como uma espécie em risco de extinção, sendo ameaçada pela urbanização e destruição de seu habitat, os incêndios foram um grande golpe.
“É uma tragédia nacional porque é uma população de coalas geneticamente diversa, eles são muito mais adaptáveis à mudança e suas linhagens são muito boas e fortes, por isso são excelentes candidatos à pesquisa e reprodução”, disse Ashton.
Os cuidadores de animais do Hospital de Coalas estão tratando de alguns coalas resgatados, enfaixando suas feridas e alimentando-os com folhas de eucalipto e fórmula. Eles estimam que ao menos 10 dias são necessários para se avaliar todos os danos à população de coalas.